A descarbonização de motores com hidrogénio é uma das formas mais simples, eficientes e económicas de manter e conservar o motor e componentes adjacentes do seu carro.

Após testes efectuados em diversas viaturas na nossa oficina decidimos que é uma mais valia para os nossos clientes possuirmos o serviço de descarbonização de motores diesel e gasolina a hidrogénio e dessa forma os clientes poderem reduzir custos com avarias mecânicas que muitas vezes são provocadas pela acumulação de carvão no motor, turbo e outros componentes.

Optou-se assim pela aquisição de uma descarbonizadora de motores profissional para se conseguir sempre os melhores resultados nos veículos dos clientes.

Vantagens da Descarbonização a Hidrogénio

  • Recuperação da Potência e Binário do Motor
  • Economia de Combustível
  • Diminuição de Avarias Mecânicas nos Principais Componentes
  • Aumento da Longevidade do Motor
  • Maior Respeito pelo Ambiente

o que provoca a acumulação de carvão no motor?

Porque a queima do combustível não é perfeita dentro da câmara de combustão. A falta de oxigénio ou demasiado combustível na câmara não vai permitir uma explosão perfeita e irão sempre sair resíduos que se vão acumulando nas paredes da câmara, nas válvulas, no turbo (ao fazer o reaproveitamento dos gases de escape), Filtro de Partículas, etc.

De igual modo o óleo lubrificante que entra na câmara de combustão ao não poder ser completamente queimado irá produzir partículas lubrificantes carbonizadas. Estas misturas oxidam e formam um material gelatinoso que adere nos diversos componentes e que finalmente irá formar um depósito de carvão.

Além do material em si causar um estrangulamento e uma menor eficácia no funcionamento de todas as peças móveis, existem diversas sondas que vão sendo afectadas e cada vez mais os valores lidos irão ser incorrectos e vão inevitavelmente afectar todo o processo de combustão.

O desgaste natural dos componentes, as condições de circulação hoje em dia que obrigam a baixos regimes do motor, os diversos componentes que estrangulam as capacidades do motor, entre outros factores, ajudam a aumentar o carvão que fica acumulado.

Sintomas de que necessita de fazer uma descarbonização

Todas as viaturas beneficiam do processo de descarbonização, mas existem também diversos sinais de que a descarbonização deve mesmo ser feita na viatura.

  • Fumo anormal
  • Marcha lenta irregular
  • Pouca potência em subidas e ultrapassagens
  • Aumento do consumo anormal comparativamente ao de início de vida do automóvel
  • Formação de pasta no cárter e obstrução na bomba de óleo
  • Filtro de Partículas com entupimento frequente
  • Ralentim instável
  • Entre outras.

O processo de descarbonização deve ser visto como um processo preventivo de forma a reduzir avarias e não ser associado á ideia de reparação, embora frequentemente corrija problemas já existentes.

O que é descarbonizar o motor a hidrogénio?

A tecnologia da limpeza a hidrogénio consiste na produção de gás (2 moléculas de hidrogénio e uma de oxigénio) que tenha no mínimo um caudal de 600 litros hora para ser eficaz.

O nosso equipamento de descarbonizar motores possui um sistema patenteado que seca o gás produzido (elimina o vapor de água) e contamina-o com um poderoso aditivo químico específico para a fuligem (o carvão). O gás é depois vaporizado na admissão do motor.

Ao ser queimado na câmara de combustão, este enriquece o poder energético (explosão limpa), a temperatura da combustão sobe devido ao hidrogénio que depois de queimado transforma-se em vapor de alta temperatura, permitindo a desintegração dos pontos negros de fuligem (carvão) que é expulso pelo escape. O que significa que o carvão sai na forma de vapor.

A descarbonização afeta o Filtro de Partículas (DPF/FAP)?

No caso de automóveis com filtros de partículas de filtragem normalizada não existe absolutamente nenhum problema e é sempre benéfico. Quando os filtros de partículas não são de filtragem normalizada é recomendável efetuar-se de seguida à descarbonização uma limpeza do filtro de partículas devido ao acréscimo de acumulação de carvão.

A descarbonização afeta a válvula EGR?

Sim e de forma muito positiva. A válvula EGR é um dos componentes sujeitos a uma normal acumulação de carvão e que com o tempo essa acumulação vai dificultar o seu funcionamento. A falta de eficiência da válvula EGR origina diversas anomalias como a elevada emissão de gases de escape, ralentim inconstante, perda de binário e no geral um mau funcionamento do motor.

O processo de descarbonização vai ajudar a evitar esta prejudicial acumulação e permitir um melhor funcionamento da válvula EGR.

Descarbonização do Turbo

O turbo é um elemento dispendioso e que se deverá ser sempre o máximo de precauções de modo a que a durabilidade do mesmo seja a máxima possível. Existem diversas formas de manter um turbo sempre em boas condições, tais como a substituição atempada do óleo lubrificante e filtros, a verificação de que as tubagens de ar estão sempre limpas e desobstruídas, etc.

ilustração de turbo com carvão acumulado

A descarbonização do turbo poderá ser feita manualmente, o que implica a remoção do mesmo, a desmontagem, a limpeza em si dos diversos componentes e todo o processo de montagem. O custo desta operação é elevadíssimo e por isso mesmo pouco utilizado, sendo no indiscutível a eficiência do processo.

No entanto, ao fazer a descarbonização do motor por uma fração do preço, o turbo também é descarbonizado em cerca de 70% tal como todos os componentes a jusante da câmara de combustão. O custo / benefício da descarbonização do turbo no processo da descarbonização do motor é um rentável investimento preventivo de avarias.